domingo, 28 de Abril de 2024  11:52
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


EVENTOS


DIVERSOS

imprimir resumo

Festas do Munícipio

Festas do Munícipio


de 6 de Maio a 2 de Junho/ ano 2011

Aveiro


O Feriado Municipal de Aveiro comemora-se no próximo dia 12 de Maio, quinta-feira, dia dedicado à Padroeira da Cidade – Santa Joana Princesa, sendo que os munícipes terão um programa de diversas actividades a partir do dia 6
de Maio, prolongando-se até ao dia 2 de Junho.

A regularidade de tais festejos estará na origem da Irmandade de Santa Joana Princesa, em 1877, que, tendo em conta a fama e a devoção que era prestada em todo o país, recebe a designação de Real Irmandade de Santa Joana Princesa. É ela que se encarrega de preparar as actividades festivas. Pela importância de que estas se revestem, com especial destaque para a procissão, cerimónia que atraía numerosos forasteiros a Aveiro, assumiam o papel de festas municipais, contando com o apoio da Autarquia que, desde 1844, se responsabilizava pelas despesas.

O Programa de Actividades completo aqui.

Neste sentido, o Município de Aveiro organizou um vasto programa de cerca de um mês com um conjunto de actividades e eventos para a comemoração do Feriado Municipal, dedicado também aos Aveirenses, tendo como destaque as seguintes actividades: Músicas no Rossio com a participação do Grupo Cultural e Recreativo da Taipa, Grupo de Xailes de Aveiro e Sociedade Musical de Santa Cecília, a partir das 21.30 horas no Rossio.

A Companhia de Dança de Aveiro apresenta o espectáculo de dança “AMADEUS” no Teatro Aveirense no dia 7 de Maio, pelas 21.45 horas. No domingo, 8 de Maio, a partir das 16.00 horas as Praças da Cidade recebem “Etnografia nas Praças” com as actuações do Rancho Folclórico de N.ª Sr.ª da Nazaré e Grupo de Danças e Cantares da ADAC, Escola de Etnografia da Casa do Povo de Cacia e Grupo Folclórico Casa do Povo de Cacia, Rancho Folclórico do Baixo Vouga e Grupo Folclórico de Esgueira, Grupo de Xailes e Cantares de Aveiro e Rancho Folclórico do Rio Novo do Príncipe.

Será ainda realizada uma exposição alusiva à Avenida Dr. Lourenço Peixinho, de 9 a 25 de Maio no Museu da Cidade, com o título “Exposição Avenida Dr. Lourenço Peixinho 1864 - 1918: Preâmbulo”.

Um dos eventos mais importantes é a Gala do Município de Aveiro e Sessão Solene da Entrega das Distinções Honoríficas onde se homenageia alguns aveirenses que se destacaram na vida comunitária. A sessão decorrerá no dia 11 de Maio, a partir das 21.00 horas no Teatro Aveirense. No dia 12, Feriado Municipal, haverá a Procissão de Santa Joana a partir das 16.30 horas pelo Percurso Habitual, a Serenata à Santa Joana Princesa pela Tuna Universitária de Aveiro a partir das 18.00 horas no Largo do Museu de Aveiro e o Concerto “Welcome Friends – Traz um Amigo Também” com direcção de Henk Van Twillert, participação Ventos do Norte, Banda de Eixo, Vítor de Almeida e Silva e Carlos Marques, a pelas 21.30 horas no Teatro Aveirense.

A 13 de Maio, às 10.00 horas e às 14.30 horas, os alunos dos primeiro e segundo ciclos vão participar na ”Assembleia Municipal Jovem” com o tema “Aveiro, Cidade Amiga do Ambiente” e para os alunos do terceiro Ciclo e Secundário o assunto versará “Aveiro, Cultura e Património (arquitectónico e natural)”, no Edifício da Antiga Capitania – Sede da Assembleia Municipal de Aveiro. De 14 a 16 de Maio será promovido o “II Encontro Identidades” que consiste numa Feira de Instrumentos, Encontro de Músicos, Feira de Construtores de Instrumentos, Encontros sobre o Palco, Concertos Nocturnos e Oficinas, no Rossio e Museu Arte Nova.

A 16 vai assinalar-se o Dia dos Mártires da Liberdade e a 18 o Dia Internacional dos Museus. A Escola EB 2,3 João Afonso de Aveiro apresenta no dia 20, às 21.30 horas, o Desfile de moda “Vestir Arte 2011” na Sala de Exposições Temporárias do Museu de Aveiro.
No dia 21, celebra-se o XI Aniversário da Casa Municipal da Juventude de Aveiro com actividades entre as 14.00 e as 18.00 horas no Parque Infante D. Pedro. Igualmente neste espaço, haverá Concertos Quarteto de Bolso + Fanfarra Kaustika a partir das 22.00 horas.

A Taça Ibérica de Triatlo terá lugar na freguesia de São Jacinto a partir das 15.00 horas do dia 28 e à noite o Teatro Aveirense apresenta o Concerto “Aveiro também Canta” com participação das Associações Culturais do Concelho de Aveiro pelas 21.30 horas.

Por último destacamos o Ciclo de Conferências “Aveiro à Conversa” - Temática: “A importância do Sal Marinho e as novas técnicas que permitem a sua qualificação, levando à relevância e oportunidade da certificação do Salgado de Aveiro” que se vai realizar pelas 21.00 horas no Auditório da Assembleia Municipal de Aveiro no dia 2 de Junho.
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®